projectos > AMBIENTE >

Estudo de Impacte Ambiental do Loteamento Turístico “DOURO/CARRAPATELO”

Baixo Sabor -Portugal

EDP Imobiliária e Participações, S.A.

 

O Loteamento “DOURO/CARRAPATELO” localizar-se-á no concelho de Marco de Canaveses, na margem direita do rio Douro, junto à barragem de Carrapatelo. Prevê-se a seguinte ocupação: um hotel/aparthotel com 60 quartos, 50 apartamentos T0, SPA, piscina e court de ténis; 172 moradias unifamiliares destinadas a 2ª habitação (aldeamentos turísticos); 22 apartamentos de habitação permanente e área destinada a comércio, espaços verdes e duas áreas destinadas a novos equipamentos e ainda a manutenção e alargamento do Equipamento Escola existente.


Em termos de hotelaria, terá uma capacidade de alojamento para 150 pessoas e em termos de habitação uma capacidade total de alojamento para 600 pessoas.

 

• O EIA acompanhou a fase de desenvolvimento do Estudo Prévio e refletiu os elementos de definição do projeto.


• Desta forma, foi dado suporte ambiental ao proponente (EDP Valor) e ao projetista no âmbito do desenvolvimento do Estudo Prévio, alertando para aspetos potencialmente críticos a solucionar com a conceção do projeto, a par do suporte para obtenção de uma DIA favorável condicionada.


• O EIA abordou os seguintes descritores ambientais: clima, geologia e geomorfologia, recursos hídricos superficiais, recursos hídricos subterrâneos, flora e fauna, uso atual do solo, ordenamento do território, solos e capacidade de uso do solo, qualidade do ar, ambiente sonoro, socioeconomia, paisagem e património.

< >